Flag Football - Origem, regras e curiosidades
O flag football é uma versão do futebol americano, com algumas regras diferentes. Ao invés de derrubar o jogador que possui a bola, o defensor deve retirar uma fita (flag) do jogador. Essa fita foi desenvolvida para minimizar as lesões causadas nas partidas de futebol americano, além de diminuir o custo do esporte, já que não é necessário o uso de equipamentos de proteção.
Origem
O flag football começou a ser desenvolvido por volta dos anos 1940, em bases militares americanas de forma recreativa para os soldados.
Posteriormente, o esporte começou a se consolidar em vários lugares. No fim dos anos 90, foi fundada a Federação Internacional de Flag Football, que organiza uma competição internacional do esporte.
No Brasil, os primeiros passos no ano
de 1999 foram em escolas do ensino fundamental da cidade de São Paulo
coordenados pelos professores de educação física Cláudio Telesca e Paulo
Arcuri.
Regras
O jogo, que acontece em um campo de 50 jardas de comprimento por 25 de largura, é disputado com dois times, com oito jogadores em cada um. A partida dura 40 minutos, e é dividia em dois tempos de 20.
Curiosidades
- Somente no estado de São Paulo existem mais de 20 equipes que praticam e competem este esporte.
- Os times de Flag Football 5 x 5, que é a modalidade que as meninas da matilha praticam, são formados por 10 jogadores. Sendo 5 jogadores do ataque e 5 jogadores da defesa.
Comentários
Postar um comentário